Are you over 18?

By entering this site you agree to our Privacy Policy
To enter this website you must be of legal drinking age in your location.
Please confirm if you are of legal drinking age.

Viticultura

Uma casta única nas mãos de um povo especial.

Origens

Aqui nasceu uma casta especial.

À semelhança dos grandes episódios mitológicos, a origem da casta Alvarinho sempre esteve envolta em especulações. Uns aventaram a possibilidade de ter vindo do Reno francês, outros apontaram a origem a outra paragem mediterrânica, a Grécia. Porém, por vezes, é o Tempo quem nos traz verdades.

Foi aqui, no nordeste da Península Ibérica, mais precisamente nesta sub-região, onde esta casta encontrou, ao longo de gerações, o ambiente fértil para se desenvolver.

O clima e a tipologia de solo conferem condições únicas para uma evolução plena das suas características.

A intimidade destas gentes com a sua casta é incomparável. Tantas vidas dedicadas a entender as necessidades e comportamentos da vinha. Um legado que corre nas famílias. Este vinho somos nós. Conhecemo-lo como ninguém.

O nosso Alvarinho

A casta Alvarinho é um dos maiores tesouros de Portugal.

A casta Alvarinho, tal como as pessoas que a trabalham, desafia os horizontes do seu território. Se daqui partem os emigrantes que conquistam o Mundo, o mesmo se pode dizer deste Vinho. Cada vez mais, apreciadores e especialistas rendem-se ao prestígio desta casta.

A sua raridade, resultado de características climáticas e de cultivo apenas encontradas nesta região, alia-se a uma produção focada na qualidade. As uvas de Alvarinho são mesmo as mais valiosas de Portugal! Uma distinção que se destaca nos mercados nacionais e internacionais de vinhos.

Dizemos, com orgulho, que a casta Alvarinho nasce aqui. Melgaço, a tão curta distância do Atlântico, tem, nas suas montanhas, uma proteção natural contra os ventos marítimos.

Além de uma altitude perfeita para o desenvolvimento da casta, os níveis de pluviosidade, temperatura e número de horas de sol permitem uma melhor maturação das uvas.

Estas uvas, envoltas em tão raras condições, quase são pérolas oferecidas pela Natureza. Em cachos muito pequenos, alados e medianamente compactos, floresce um precioso tesouro. Uma casta propositadamente pouco produtiva, assim regulamentada pelos estatutos da região demarcada, preocupados em garantir a sua distinção.

Aqui, a meia encosta, num anfiteatro natural refrescado pelo curso do rio Minho, nasce tão nobre casta. Dela, vinhos de personalidade forte, facilmente identificáveis e com nuances próprias do território. A mineralidade das zonas mais baixas, a frescura das zonas mais altas. De cor citrina e de aroma exuberante, revela-se, a nós, em toda a sua exuberância, o Alvarinho de Melgaço.

A nossa Vinha

Um privilégio natural nas mãos de gentes de trabalho.

A Natureza oferece condições especiais para a maturação de vinhos mais estruturados e complexos. No entanto, o perfil requintado do nosso Alvarinho não é uma mera dádiva microclimática.

Parte do nosso segredo reside no lado humano. As centenas de olhares que temos dedicados à vinha, as centenas de mãos que enfrentam as naturais agruras de quem faz Vinho. Temos o privilégio de ter mais de 530 produtores.

A minúcia de quem sabe entregue ao apuramento criterioso do melhor estado de maturação antes da vindima. Este é o nosso melhor património: o tempo e o cuidado que desde sempre dedicamos ao que fazemos. Não somos uma terra produtora de vinho. O Vinho somos nós.

Apenas um processo tão íntimo e apaixonado pode garantir a mais rica das matérias-primas. Até nós chegam uvas de incomparável valor natural, tratadas com a mais delicada intervenção humana.

A dedicação. É este o segredo dos nossos apaixonantes vinhos.